Uma série de fotos para repensar o consumismo

Imagine que um fotógrafo chegue a sua casa e te diga: que tal reunir todos os seus bens materiais para tirar uma foto? Roupas, sapatos, mochilas e bolsas, meias, produtos de higiene e de limpeza, eletrodomésticos, automóveis. Será que cabe em uma foto? Ainda mais hoje em dia, que vivemos uma cultura de consumo exacerbado, de capitalismo extremo, na qual além de comprarmos cada vez mais, acumulamos coisas antigas e temos grande dificuldade de nos desapegarmos delas.

Mas o fotógrafo chinês Huang Qingjun percorreu 14 das 33 províncias da China na última década e retratou diversas famílias que têm um estilo de vida diferente. Todas, com seus poucos bens, toparam a proposta (um tanto quanto louca) de reunir suas coisas em frente de suas casas para tirar a tal da foto.

O trabalho de Huang revela um lado da China que pouco conhecemos, bem diferente do das grandes indústrias que exportam produtos para o mundo todo. Essas famílias sobrevivem com pouco e desse pouco fazem o tudo que têm. Só mesmo vendo as fotos para entender. Afinal de contas, será que realmente precisamos de muito?

Deixe um comentário