Editorial: Eleições 2014

(Arte: Felipe Altarugio)

(Arte: Felipe Altarugio)

Nós, integrantes da Revista Lampião, gostaríamos de comunicar a nossos leitores que repudiamos todo e qualquer manifesto de preconceito contra os nordestinos. Gostaríamos também de lembrar que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu em Pernambuco, portanto no nordeste, e que, em outros tempos, também lutou por um Brasil melhor quando se tornou o rei do cangaço.

Somos parte de um veículo de comunicação livre e democrático, no sentido de que não temos “rabo preso” com nada nem ninguém a não ser a nossa honestidade e competência jornalística.

Acreditamos que qualquer posicionamento político, se bem pensado e argumentado, é válido. Entretanto, somos totalmente contra às declarações de ódio e preconceito que invadiram as redes sociais nas últimas semanas, principalmente com o fim das eleições. Temos grande convicção de que a nacionalidade, a cor da pele, o gênero ou a orientação sexual não faz com que alguém seja melhor ou pior do que o outro.  Para nós, como bem tratamos em nossa edição nº 3 – “Igualdade de Gêneros”, todos deveriam ser tratados da mesma maneira – mesmo não sendo isso que vemos em nossa sociedade. Vimos pessoas desfilando os mais retrógrados argumentos, que beiram o fascismo e potencializam a grande desigualdade que já existe no país.

Formamos um veículo de comunicação livre e democrático e colocamos os valores jornalísticos acima de qualquer interesse publicitário. Temos a missão de levar aos nossos leitores, por meio de nossos textos, assuntos que gerem debates.

No que diz respeito à política, pensamos que esse tópico deveria ser mais recorrente em nossas vidas, não somente em épocas eleitorais. Entendemos que o voto por si só já é uma forma de participação política, mas somente ele não é o suficiente. A política deveria, além de estar em pauta, estar presente nas mesas de bar e conversas virtuais sempre, e não só nos períodos eleitorais. Afinal, para nós, política se discute sim. E não só de quatro em quatro anos.

Em meio a esse discurso de ódio, há também argumentos falhos. Para aqueles que não sabem, São Paulo é o segundo estado que mais recebe incentivos do Bolsa Família. Outra noção errada é de que apenas o Nordeste elegeu a candidata Dilma Rousseff. A atual presidente da República conseguiu 20.931.961 votos na região Sudeste, enquanto teve 20.175.484 votos no Nordeste. E esses argumentos são propagados de tal forma pela grande mídia que causam desinformação para o público em geral. O período eleitoral de 2014, o mais disputado dos últimos tempos, não foi explorado como deveria. Faltou informação sobre planos de governo e sobrou notícias sobre a personalidade dos candidatos.

Enfim, queremos deixar claro nosso compromisso com o interesse público de estimular o debate em torno da política, para que criemos uma esfera de debate maior e possamos ter mais clareza na escolha de nossos representantes, não só na esfera do Executivo, mas também do Legislativo. Mais do que amor, mais luz, por favor.

Deixe um comentário