Editorial: Igualdade de Gêneros

capafacebook

Capa da 3ª edição da Revista Lampião

A superficialidade do jornalismo atualmente se mostrou como um empecilho ao propósito da revista. Precisamos mudar. Para isso, a solução foi buscar edições temáticas que pudessem expor ao leitor várias perspectivas acerca de um assunto específico.

Como primeiro tema a ser tratado, a “Igualdade de Gêneros” foi escolhida por ser um debate atual e importante para a construção da sociedade.

Se algumas figuras começam a alcançar cargos de comando, como Dilma Rousseff, Angela Merkel e Cristina Kirchner (líderes de Brasil, Alemanha e Argentina respectivamente), a participação feminina no mercado de trabalho ainda é bem menor que a masculina: são 59,6% das mulheres contra 80,9% dos homens, segundo o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD).

Ao mesmo tempo, vemos, com certa insistência, o quanto o machismo está incrustado na cultura brasileira. O futebol, principal elemento identitário do país, se mostra como uma fonte de conservadorismo imensa. A noção distorcida de que o estádio é isolado do restante da sociedade mantém valores como o machismo, homofobia e racismo.

Em outra perspectiva, também se vê o conservadorismo em relação à mulher quando se fala na chamada “cultura do estupro”. “É bobagem”, muitos dizem. Contudo, a violência contra as mulheres continua sendo um problema constante. Um estudo do IPEA revelou que 88,5% das vítimas de estupro no Brasil são mulheres ou meninas.

Por conta de alguns avanços, somos levados a acreditar que caminhamos a passos largos na construção da igualdade de gênero. No entanto, alguns ainda pensam que “por trás de todo grande homem existe uma grande mulher” ou que “as mulheres deviam saber se comportar na rua”. Igualdade de gêneros é entender os indivíduos como iguais e reconhecer as desigualdades existentes hoje e combatê-las.

Gabriel de Castro
Diretor Executivo

2 comentários sobre “Editorial: Igualdade de Gêneros

  1. Pingback: Revista Lampião – Nº 3 | Revista Lampião

  2. Pingback: Revista Lampião – Nº 3 - Revista Lampião

Deixe um comentário