Vendendo machismo

“Mostre para ela que o mundo é dos homens”. Caso fosse veiculado hoje, o slogan das gravatas Van Heusen, da década de 1950, causaria um choque aos olhos do público. O machismo, inerente à época, se mostra em diversas outras peças publicitárias. O limpador Tomorrow Lestoil, de 1968, apresenta a seguinte frase: “A mulher do futuro fará da Lua um lugar limpo para se viver”.

A criatividade, cérebro da publicidade, é o que vende os produtos para o público. Por estar imersa em uma sociedade cuja mentalidade explicita a superioridade do homem e o estereótipo de masculinidade e feminilidade, não é surpresa que a publicidade apresente tais traços. E, segundo a publicitária Christiane Santarelli, esses vestígios podem ser encontrados até hoje pelos mesmos motivos. “Se ainda temos publicidade com apelo ao machismo é porque a sociedade brasileira ainda é bastante machista”, ela diz.

Confira a reportagem completa na 3ª edição da Revista Lampião.

2 comentários sobre “Vendendo machismo

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